Limnobium




Nome científico:

Limnobium laevigatum

Nome Popular: 

Limnobium, AmazonFrogbit


Família: 
Hydrocharitaceae (Hidrocaritáceas)

Origem: 

América Central e América do Sul.


Substrato fértil: 


Indiferente, só é necessário se a coluna d'água for igual menor do que 15 cm, pois essa planta pode fixar suas raízes no substrato.


Iluminação: 
Média à alta, de 0,6 à 1,5.


CO²: 
Indiferente.


PH:
Preferencialmente de 5 à 8.
GH:

Preferencialmente de 5 à 30 dH.


Temperatura:
Preferencialmente de 18 à 30ºC.

Porte:

Diâmetro até 10 cm, comprimento das raízes pode ultrapassar os 15 cm.


Crescimento:
Relativamente rápido.


Cuidado:
Fácil.

Características:

A Limnobium é uma das plantas flutuantes mais curiosas que o aquarista pode cultivar. Bonita, versátil e de fácil cultivo, ornamenta aquários, tanques e lagos, consumindo nutrientes e escurecendo certas zonas.

Essa planta é uma das que suporta águas mais ácidas, sendo ideal para montagens amazônicas, podendo ser tanto temáticas como biótopos. A parte superior de suas folhas não possuem pilosidades como é comum a maioria das macrófitas flutuantes, mas sim uma película cerosa, que também a torna impermeável e com brilho. A parte inferior, submersa, possui inúmeras câmaras de ar, que proporcionam flutuabilidade (esse conjunto de câmaras se chama aerênquima).

 

Aerênquima da planta.

Essa macrófita ainda possui peculiaridades referentes a sua cor e ao seu formato. apesar de possuir em suas folhas uma pigmentação verde-claro, quando exposta a luz forte tende a criar estrias que variam do vermelho ao bordô, tando um aspecto tigrado muito bonito. Quanto a sua estrutura corporal, é aí que reside o mais curioso: ela varia consideravelmente. No seu normal (leia-se como costumeiro), ela possui folhas rentes ao espelho d'água, com longas raízes. Observando-a de cima, parece uma Vitória-Régia. Quando começa a faltar espaço, aos poucos lança novas folhas um pouco acima do nível da água, se assemelhando a uma pequena Anúbia. Se inserida em alguma local com uma baixa coluna de água, lança raízes que se enterram firmemente no substrato, os talos ficam mais longos com as folhas flutuantes, se assemelhando a uma pequena Ninfeia e adotando caráter de planta flutuante fixa.

Não é muito exigente em relação à luz e costuma propagar-se de forma vegetativa, apesar de possuir flores femininas e masculinas (é dioica). Não costuma florescer em aquários, mas o faz com facilidade quando exposta ao ar livre. Se espalha rápido, mas não na mesma velocidade que a maioria das outras flutuantes. É uma planta que desenvolve densas raízes que servem como excelente refúgio à alevinos e são capazes de reter partículas sólidas, abrigando uma vasta micro-fauna, excelente base alimentar para peixes recém-nascidos.

Flor masculina.

É mais indicada para aquários de porte médio devido ao seu tamanho não muito pequeno. Apesar disso é frágil ao toque e se mal manuseada quebra com facilidade. Ao retirar o excesso dessas plantas, elas devem ser descartadas de modo que jamais cheguem a cursos d'água naturais, devido ao seu potencial invasor. Para isso, podem ser descartadas em jardins ou em vasos sobre a terra, pois ao se decompor fornecerá sais minerais, adubando-a.

Ficha por:

Mateus Camboim
Foto por:

Mateus Camboim