Kitumba

MACHO (em transformação)

FÊMEA (sub-adulta)




Nome científico: 
Cyprichromis leptosoma “Mpulungu”

Nome Popular: 

kitumba

Família: 

Cichlidae

Distribuição: 

Cyprichromis leptosoma só é encontrado ao longo da costa oriental do Lago Tanganyika.

PH: 

8.0 a 9.0


DH: 
10 a 15 dH

Temperatura: 

25 a 27 ºC

Expectativa de vida: 

Cerca de 5 a 8 anos

Tamanho adulto: 

10cm para os machos (fêmeas ligeiramente menores)

Sociabilidade: 

É um peixe bastante pacífico. Não é territorialista. o máximo que pode ocorrer é uns pegas com outro macho que esteja colorido próximo ao seu.

Manutenção: 

Média

Zona do aquário: 

Meia água 

Aquário mínimo: 

200 litros (padrão) (para um harém de 1 macho e 3 fêmeas)

Alimentação: 

Aceita desde granulados finos, a flocos, artémia congelada etc., porém na natureza se alimenta de plâncton. Portanto essa espécie prefere alimentos em origem vegetal
Características: Os machos tem no corpo um cinzento mais escuro e é maior, mais colorido, apresenta as nadadeiras mais longas e a fêmea apresenta coloração mais pálida e o ventre roliço, principalmente em época de desova.

Reprodução: 

São ovíparos e incubadores bucais, ou seja, depois da desova e fertilização, a fêmea guarda os ovos na boca.O período entre a desova e a liberação dos filhotes costuma demorar cerca de 3 á 4 semanas, passado o período de incubação, caso a fêmea demore muito para soltar os filhotes naturalmente, pode ser usada uma técnica chamada “stripping fry” que consiste na retirada dos filhotes da boca da mãe pelo aquarista. Depois da liberação dos filhotes é aconselhado separar a fêmea e reforçar sua alimentação por alguns dias até que ela se recupere bem.Pode-se oferecer , rações específicas para alevinos e alimentos vivos como microvermes, artêmia, conforme os filhotes forem crescendo alimentos de maior porte podem ser utilizados.

Ficha por: 

Felipe Dalton
Foto por: 

Felipe Dalton
Colaborador: 

Emerson