Neon Cichlid


Nome científico: 
Paracyprichromis nigripinnis


Nome Popular: 
Neon azul ou Neon Cichlid


Família: 
Cichlidae

Distribuição: 

Lago Tanganyika


PH: 
8.0 a 9.5


DH: 
10 a 15


Temperatura: 
25 a 28 °C

Tamanho adulto: 

Macho 12 cm e fêmea 8 cm, tendo variações.

Sociabilidade:

Peixe muito ativo, porém calmo, costuma viver em cardume o ideal é ter mais de 8 indivíduos, diferente dos demais ciclídeos, os machos brigam ocasionalmente defendendo suas áreas de reprodução nas rochas bem altas, as rockwork. 

Manutenção: 

Média

Zona do aquário: 

Meia água, mais gosta de ficar pendurado nas áreas das rochas mais altas do aquário.

Aquário mínimo:

Para uma monoespécie 200l, agora em comunitários, o ideal é mais de 250l.

Alimentação: 

São onívoros, tem grande preferência por comida com proteína animal, artêmias são bem vindas pois acentuam suas cores e incentivam a sua reprodução. Aceitam bem alimentos industrializados de qualquer espécie, desde que de boa qualidade.

Características: 

O macho tem o corpo com uma cor laranja com listras em tom de um azul neon magnífico, a babatana caudal termina em lira, já as fêmeas tem a cor mais pálida e o abdomen roliço na época da desova.

Reprodução: 

A fêmea é uma incubadora bucal, são peixes de difícil reprodução pois exigem água com excelentes parâmetros, suas posturas se realizam em rochas planas de preferência, a fêmea coloca de 10 a 15 ovos onde o macho os fecunda, e após o ato a fêmeas vai apanhado-os com a boca e teremos alevinos entre 21 a 25 dias. Para alimentar os alevinos é dado artênia recém eclodida.

Ficha por: 

Penha Mara Cardoso
Foto por: 

Penha Mara Cardoso