Five Bar


Nome científico: 
Neolamprologus tretocephalus

Nome Popular: 
Five Bar

Família: 
Cichlidae 

Distribuição: 
Lago Tanganyika

PH: 
8.0 a 9.0

DH: 
4 a 10 dKH

Temperatura: 
24ºC a 26ºC

Tamanho adulto:
15cm

Sociabilidade: 
Extremamente agressivo com qualquer peixe listado, inclusive os da própria espécie, perseguindo-os e atacando-os até à morte.

Manutenção: 
Fácil

Zona do aquário:
Fundo, escondido nas tocas, sempre remodeladas por eles mesmos.

Aquário mínimo: 
200 litros

Alimentação: 
Carnívoro na natureza, em aquário aceita quase todo o tipo de alimento, desde granulados à papas caseiras ou comida congelada que afunde. Não devendo ser esquecidas aquelas de origem vegetal. Spirulina por exemplo, em conjunto com as de origem animal, mais proteicas, como também os alimentos vivos periodicamente (pequenos caracóis, embora mais raro, e alevins, se os deixarem).

Características: 
Sua principal característica, são suas cinco barras pretas, largas no dorso e que estreitam gradualmente até desaparecerem na zona da barriga. Nas extremidades das barbatanas apresenta um azul quase néon muito agradável à vista pelo contraste que faz com o resto da coloração. Exigente quanto à qualidade e limpeza da água.

Sendo um rock dweller, o aquário deverá ter um layout com bastantes rochas, onde certamente se alojará. Não sendo um peixe tímido aparece com frequência por todo o aquário.

Reprodução: Semelhante aos demais Neolamprologus, escavando por baixo ou detrás de uma rocha onde os ovos são colocados, fertilizados, e as prole guardadas por ambos progenitores.

Ficha por: 
Fernando Pino
Foto por: 
Fernando Pino