Criação de Tenébrios (Tenebrio molitor)

Olá,

Preparei minha primeira criação de Tenébrios (Tenebrio molitor). Como de costume fotografei cada passo, para servir de base para qualquer aquarista que deseje ter esses curiosos insetos. Estes mesmos que utilizamos como alimento vivo.

Fiz uma mistura, com informações colhidas na internet, uma espécie de "farinhada" muito nutritiva que servirá de alimento para os Ténébrios. Calculei a quantidade de cada ingrediente "a olho", mas tendo como base 2Kg, 1Kg e 1/2Kg. Essa é apenas uma das variantes da criação de Tenébrios, podendo o aquarista trocar certos ingredientes de acordo com o seu gosto/disponibilidade. Alguns irão optar por menos ingredientes, outros por mais. Parte de cada um observar o que julga mais necessário e acompanhar o desenvolvimento da criação.

Acho importante observar que é uma criação de Tenébrio (Tenebrio molitor) e não de Tenébrio Gigante (Zophobas morio). São muito parecidas, com o diferencial de que as larvas destas últimas são consideravelmente maiores (aproximadamente 5 cm), quando as do Tenebrio molitor alcançam 2,5 cm aproximadamente. 

Outra coisinha: essas fotos são do ano passado, então muitas coisas foram mudadas ou trocadas. O que sofreu algum alteração terá sua consecutiva observação.

1Kg de Flocos de Aveia, aqueles inteiros bem grandes:




1/2Kg de ração para Curió (imagino que possa ser de qualquer outra ave também):




1Kg de Trigo para Kibe:




1/2Kg de Leite em Pò Integral:




2Kg de Ração de Galinha (comprei a de postura):




1/2Kg de Feijão triturado:




Uma boa porção de serragem:




Tudo dentro de uma grande bacia:




Tudo bem misturado:






O recipiente onde iniciarei a criação. Todos aconselham caixas de madeira, mas eu não tenho e nem consigo... Mas esse é bem arejado e ficará em um ambiente escuro (A criação é do ano passado e ainda não passou pelo frio intenso daqui - quando o inverno chegar terei que improvisar, e quando o fizer, postarei aqui): 






Minhas larvinhas:




Já postas em seu novo lar:




O pedaço de jornal (Também já foi retirado após eu ser lertado da possível presença de chumbo na sua composição - apesar da legislação vigente dizer que a tinta deve ser livre de metais pesados, não tenho certeza se todas as gráficas já se adequaram): 




Tampado, acho que esse buraco é o suficiente para garantir uma boa circulação de ar dentro do recipiente. Após, guardei em um lugar escuro.




Então pessoal, está aí a criação. Na verdade eu nem possuo atualmente peixes que consigam comer as larvas. Mas prefiro tê-las mesmo assim, caso adquira um aquário maior com peixes de maior porte.

Esses insetos são muito parecidos com os Besouros-do-Amendoim, só que em tamanho maior. Também são bem fáceis de serem mantidos além de limpos.

Também recomendo para quem possue peixes de médio/grande porte.

Até.


Tutorial por: 
Mateus Camboim