Criação de Besouros-do-Amendoim

Olá,

Resolvi registrar as etapas para revitalizar a minha criação de Besouros-do-Amendoim (Palembus dermestoides ou seriaUlomoides dermestoides?). Não fotografei como estava antes, porque ninguém gostaria de ver mesmo... Já não se viam mais os amendoins, apenas os insetos. Fiz isso para auxiliar a todos que queiram também começar uma pequena criação, talvez até incentivando, pois é uma forma alternativa, muito barata, bem limpa e prática de fornecer um alimento vivo rico em proteínas e sais minerais aos nosso peixes.

Eu sei que a internet está saturada de informações úteis, mas imagino que nunca seja demais, não é?

Mantendo a limpeza, e trocando os materiais de vez em quando, é possivel ter larvas a disposição por muito tempo. Eu realizo essas "trocas" a cada 6 meses aproximadamente.

Eu mantenho minha criação em um aquário antigo (com uns 8 anos de uso), não reparem mas os riscos, arranhões e manchas não saem mais:





Após bem lavado com uma mistura de água, sabão e vinagre. Devidamente seco, coloquei uma camada de 1 cm de grão de trigo moído (o tradicional trigo para Kibe):




Trigo bem espalhado:




Após uma camada de 2 cm de amendoim crú e sem casca, procure um de boa qualidade:




Finalmente uma porção de amendoim com cascas onde se encontram exemplares da antiga cultura:




Na minha mão consegui reunir exemplares adultos e também pulpas:




Essa é a receita que uso, mas existem muitas maneiras de se fazer. Apenas os amendoins já são suficientes, pois já testei desse modo. Mas posso garantir que a produção de larvas aumenta quando adicionados todos esse "ingredientes".

Após alguns meses o trigo para kibe se transforma em um verdadeiro "berço" repleto de ovos e minúsculas larvas, inclusive usando porções do pó que se forma é possível criar novas culturas.

Minha casa fica em um local bem úmido então só deixo uma lâmina de batata, cenoura, chuchu uma vez que outra. Também dou-lhes fatias de pão de forma integral (que eles devoram em 2 ou 3 dias Shocked ). Se você colocar um tufinho de algodão, a maioria dos Besouros irão adotá-lo como moradia, cavando túneis e ali se abrigando. Isso facilita e muito a captura das larvas: basta abrir o tufo e escolher as que você quiser.

Indico a todos os colegas como alimento vivo.

Até.


Tutorial por: 
Mateus Camboim