Ciclídeo Jaguar


Nome científico:
Parachromis managuensis


Nome Popular:
Ciclídeo Jaguar, jaguar guapote.


Família:
Cichlidae

Distribuição:
América Central - Honduras(Rio Ulua), Costa Rica (Rio Matina), sendo comumente encontrado em regiões de calor.


PH:
7 a 8,5


Dureza:
10 a 15


Temperatura:
25 a 30ºC (dizem suportar até os 36ºC)


Tamanho adulto:
Na natureza podem ultrapassar os 50 cm, em aquario podem chegar aos 40cm (comum 30 cm)

Sociabilidade:
São peixes de agressividade excessiva, tanto com membros da mesma espécie, quanto com os outros peixes, chegando a predar companheiros de aquario, mesmo que estes tenham um tamanho relativamente bom. Devem essa característica à sua natureza predadora.

Manutenção:
Fácil. Para mantê-los sem problemas, faz-se necessário o uso de peixes de igual agressividade e tamanho semelhante ou superior.

Zona do aquário:
Vivem entre as regiões de meio e fundo do aquario.

Aquário mínimo:
300 L (sozinho); 500 L (comunitário)

Alimentação:
São peixes onívoros, com tendência a serem carnívoros. Alimentam-se principalmente de peixes menores, insetos e crustáceos (geralmente, tudo o que couber na sua boca). Alimentam-se por meio de rações em flocos, sticks e adoram alimento vivo.

Características:
Trata-se de uma espécie predadora por natureza, estando no topo da cadeia alimentar, de forma que se alimenta de peixes e pequenos crustáceos ou o que couber em sua boca. Tal característica lhe atribui comportamento extremamente violento frente a outras espécies de peixes e territorialismo ainda mais evidente. Esta espécie pode facilmente passar os 50cm em seu habitat natural, enquanto em cativeiro raramente ultrapassa 40cm. Sua carne é muito apreciada e sua criação em cativeiro é amplamente difundida em diversos países da América Central.
São elípticos, compridos lateralmente e nadadeira caudal arredondada. Possuem boca grande com lábios carnudos, fortes mandíbulas, sendo a mandíbula inferior de dimensão superior, o que lhe atribui diferenças comparados a outros ciclídeos das Américas. Sua coloração possui tonalidade dourada em todo seu corpo em espécies da Nicarágua e rosa-violeta em espécimes presentes na Costa Rica. Possui faixa negra horizontal descontinua; corpo inteiro (exceto nas nadadeiras peitorais e ventrais) apresenta pontos negros irregulares, daí seu nome "guapote" ou simplesmente "onça".

Reprodução:
Ovípara. Os machos são maiores e em época de reprodução sua coloração é mais vistosa que da fêmea. É ovíparo e disseminador de substrato.A postura pode atingir até 5.000 ovos e os alevinos eclodem em até 96h.A fêmea costuma cuidar da progênie.

Ficha por:
Mateus Reis - Crescent Moon
Foto por:
Letícia Pereira