Ciclídeo Salvini


Nome científico:
Cichlasoma salvini


Nome Popular:
Ciclídeo Salvini


Família:
Cichilidae

Distribuição:
América Central - Encosta Atlântica do México, Honduras, Belize e Guatemala


pH:
6,5 a 7,5


dureza:
5 a 18º


temperatura:
24 a 30ºC


Tamanho adulto:
chegam a cerca de 22cm (é comum o macho chega aos 20cm e as fêmeas a 15cm)

Sociabilidade:
São geralmente peixes territoriais que sabem defender seu espaço. Não são de sair agredindo os companheiros de aquário, pois, preferem passar o tempo quietos em seu abrigo.
Apesar de normalmente serem descritos como uma espécie agressiva, esta pode ser facilmente controlada, desde que lhe sejam oferecidas as condições necessárias, nomeadamente um espaço condigno e com abundância de esconderijos. Cumprindo estes simples requisitos são relativamente pacíficos e bastante tímidos.

Manutenção:
Fácil, somente necessitam de que respeitem suas exigências mínimas, como litragem, filtragem e espaço.
Se não houver cuidado em relação ao espaço para este peixe, ele pode mostrar sua real agressividade, que chega a ser tanta que pode atacar peixes bem maiores do que ele. O tamanho do aquário é essencial ao controlo da agressividade da espécie, sendo aconselhável aquários com pelo menos 120 cm, decorado com pedras, troncos ou raízes, de forma a criar esconderijos. Também devem ser usadas plantas resistentes, mas convém colocar pedras ao redor das plantas, porque também gostam de escavar o areão, evitando-se assim o desenraizamento das mesmas.

Zona do aquário:
Preferem as zonas de meio e fundo do aquário, ficando mais ao fundo recolhido em seu território.

Aquário mínimo: 
120cm x 40cm x 40cm (190 L)

Alimentação:
São peixes onívoros, com tendencia a serem carnívoros. Aceitam pequenos peixes, insetos, branchonetas, artêmias, tubifex, rações constituídas por vegetais e espirulina, tanto em forma de flocos como em forma de grânulos.

Caraterísticas:
São peixes realmente agressivos (tanto que isso já foi repetido várias vezes acima), mas este comportamento territorial se destaca mais ainda no período de reprodução. Sendo que durante este período é recomendado que não existam companheiros no aquário, pois estes certamente serão submetidos a um grande nível de estresse.
É essencialmente carnívoro, a dieta natural que consiste de invertebrados aquáticos e peixes pequenos. Agressivo para o seu tamanho. Só casa com similarmente agressivo, tamanho similar peixes norte / centro-americana como Jack Dempseys.

O nome da espécie resultou de uma homenagem ao explorador Inglês O. Salvin, que numa expedição no ano anterior, colectou várias espécies da América Central para o Museu Britânico, entre os quais os salvini.

Reprodução:
Ovíparo. Estes peixes podem demorar para emparelhar-se. Como a maioria dos ciclídeos central e norte-americanos, a melhor maneira de obter um par verdadeiro é crescer 6 jovens por diante. Comprando dois peixes adultos certamente não significa que eles irão formar um par e se não, a agressão acontecerá em breve.
Os pais inicialmente limpam as superfícies de uma série de locais escolhidos para a desova. A Fêmea deposita até 500 ovos espalhados sobre o aquário nestes locais de desova. Ambos os pais, guardarão os ovos e alevinos, apresentando cuidado parental bom.
Os pais irão proporcionar uma fonte nutricional precoce. Por esta razão, não se separam filhotes de seus pais até um mês depois de terem eclodido.
Dimorfismo: Os machos têm coloração mais viva, e sua ponta da barbatana dorsal e anal são mais pontiagudas. Além disso, há um contraste mais visível entre os homens (manchas pretas e brancas). As fêmeas têm uma mancha no centro de suas barbatanas dorsal, e uma mancha escura na parte inferior das placas de suas guelras.

Ficha por:
Mateus Reis - Crescent Moon
Foto por:
Penha Mara