Caudopunks



Nome científico: 
Neolamprologus Caudopuntacuts


Nome Popular: 
Caudopunks, Punks.


Família: 
Neolamprologus

Distribuição: 
Continente Afircano, encontrado no Lago Tanganyika, na região do Congo e da Tanzânia.


pH:
8,5 a 9,2


dureza:
KH: 4 a 10 dKH


GH:
10 a 15 dGH


temperatura:
de 24 a 27ºC


Tamanho adulto:
7cm (fêmeas ligeiramente menores)

Sociabilidade:
Ligeiramente agressivo entre e intra-espécie. Geralmente tolera machos da mesma espécie, levando-se em conta o tamanho do tanque.

Manutenção:
Médio

Zona do aquário:
Fundo

Aquário mínimo:
50cm x 30cm x 40cm (60L para um trio)

Alimentação:
Carnívoro. Preferem alimentos ricos em proteínas e alimentos vivos como artêmia, bloodworms e outros.

Características:
Ele tem um corpo prateado cor bege, acentuado por uma faixa laranja na nadadeira dorsal e olhos azuis. Sua nadadeira caudal e flancos têm pontos de pérolas que são visíveis quando a luz bate-los no ângulo correto. Essas manchas que estão distribuidas nas caudas de machos e fêmeas que lhes deu a origem do nome caudopunctatus, que significa "cauda manchada." Na natureza eles comem pequenos alimentos vivos encontrados no substrato e plâncton na água aberta. No aquário uma dieta de camarão mysis, cyclops, larvas de mosquito, flocos e mini-granules é essencial.

Reprodução:
Ovíparo. Este ciclideo é considerado uma das espécies de dificil sucesso em cativeiro, porém, não é impossível. Costumam reproduzir em fendas entre rochas no Lago, mas em cativeiro, geralmente preferem conchas vazias, sendo considerados conchiculas. A fêmea escolhe o local de reprodução e atraí o macho até ele após ter desovado. Em seguida o macho fecunda e ela tampa a concha deixando um espaço apenas para ela entrar e arejar os ovos. Eles eclodem com 4 dias e passada uma semana ela destampa a concha para que os alevinos começem a sair para nadar ao redor do local escolhido para reprodução. Os pais são ótimos defensores da prole e os filhos ficam com os pais até a próxima desova ou até alcançarem os devidos 3cm. Os machos quando adultos ficam com as nadadeiras pélvicas, anais e dorsais bem pontudas e as fêmeas permanecem com as mesmas (com excessão das pélvicas) arredondadas. Outra maneira de identificar machos e fêmeas é através da nadadeira caudal. Nos machos aparece uma listra amarelada como a da dorsal no final do rabo e o da fêmea permanece transparente. Essa listra só é observável a partir de 3,5cm.

Ficha por:
Emerson Souza Santos
Foto por:
Penha Mara Cardoso