Xadrezinho



Nome Científico:
Dicrossus filamentosus


Nome Popular:
Xadrezinho


Família:
Cichlidae

Distribuição:
América do Sul: Bacias dos Rios Amazonas, Negro, Orinoco.


pH:
tolera até 7, mas se desenvolve muito mais em faixas de 5 até 6.


Temperatura:
24 à 28°C


Tamanho adulto:
Por volta dos 5cm.

Sociabilidade:
Espécie pacífica em comparação com outros ciclídeos, porém estão constantemente disputando território, com curtas brigas inofensivas. Essas disputas podem ocorrer tanto entre machos como entre fêmeas, porém essas são mais pacíficas. Deve ser mantido em haréns, em grupos não muito numerosos. Deve ser evitado colocar dois machos em aquários pequenos.

Manutenção:
São peixes de fácil manutenção e absolutamente curiosos. Apenas são sensíveis a mudanças bruscas de temperatura.

Zona do aquário:
Apesar de tímidos,são peixes que exploram todo o aquário, mas tem preferência pela zona de fundo. Quando não adaptados costumam permanecer ao fundo, escondidos.

Aquário mínimo:
Para um casal, um aquário de 30L é o suficiente (50x25x25); para um harém de 1 macho e 3 fêmeas, um aquário de 45L (50x30x30) e para aquários comunitários a partir de 60L (60x30x30).

Alimentação:
Espécie onívora, fácil de se alimentar. Aceita muito facilmente ração em flocos, grãos ou pellets. Alimentos de origem vegetal devem ser oferecidos regularmente. Alimentos vivos ou congelados são convenientes, mas não essenciais.

Características:
Peixes tímidos mas muito curiosos, vivem vasculhando o aquário a procura de alimento. Tocas, cavernas, folhas e plantas são bem vindos para essa espécie.

Reprodução:
Ovíparos, a fêmea coloca os ovos sobre uma superfície (geralmente escolhem folhas de alguma planta), onde o macho os fertilizará. A eclosão demora cerca de 72 horas. A partir daí o casal tomará conta da prole, que vai consumir o saco vitelino, podendo após isso, ser alimentada com alimentos para alevinos. O dimorfismo sexual se dá pelo macho que é maior e mais colorido.

Ficha por:
Mateus Camboim
Foto por:
Mateus Camboim