Texas Blue




Nome Científico:
Herichthys cyanoguttatus, Cichlasoma cyanoguttatum (nome em desuso)


Nome Popular:
Texas Blue, Ciclídeo Texas


Família:
Cichlidae

Distribuição:
México e Estados Unidos (Estado do Texas).


pH:
Peixe bem tolerável, vive bem em uma faixa de 6,8 à 7,8.


Temperatura:
26 à 28°C.


Tamanho adulto:
Por volta dos 30cm.

Sociabilidade:
São peixes territorialistas e medianamente agressivos. Os machos são um pouco intolerantes entre si quando mantidos em aquários de tamanho insuficiente. Não devem ser mantidos com peixes menores, pacíficos e/ou com padrão de coloração parecidos.

Manutenção:
São peixes robustos e muito resistentes, nada exigentes, apenas evitar mudanças bruscas de pH e de temperatura. É interessante ter um forte sistema de filtragem.

Zona do aquário:
São peixes que nadam por todo aquário, não possuindo uma zona preferida.

Aquário mínimo:
É uma espécie robusta e de grande porte, exigindo para um único exemplar um aquário de no mínimo 250L. Em aquários comunitários, pode ser mantido em grupos, desde que o tanque tenha volume igual ou superior a 400L.

Alimentação:
Espécie onívora, fácil de se alimentar, aceitando praticamente todas as rações oferecidas. Alimentos vivos são bem vindos, principalmente os maiores como minhocas ou larvas de tenébrios. Alimentos de origem vegetal são importantes para complementar a alimentação como também para realçar suas cores, principalmente suas "pintas".

Características:
São ciclídeos grandes, robustos e resistentes. Fáceis de manter, são peixes curiosos, podendo inclusive aprender a comer na mão do dono. Apenas possuem o desagradável hábito de desenterrar/comer plantas aquáticas de folhas macias. É recomendável montar algumas tocas ou túneis para que se refugiem quando se sentirem ameaçados. Essa espécie é muito confundida com o Herichthys carpintis, que é muito semelhante porém cresce menos, atingindo no máximo algo em torno de 20cm. Estas espécies são polimórficas, apresentam padrões diferentes, consoantes ao local da zona de distribuição. Na zona de transição, entre a Herichthy carpintis e a Herichthys cyanoguttatus, podem ser encontradas várias populações com padrões intermediários, apelidados de "Small Spots", o que poderá indicar uma mudança gradual de padrão, derivado à latitude e condições impostas por esta, ou simplesmente uma zona de hibridação natural entre as duas espécies, formando uma população constituída por um padrão intermediário.

Reprodução:
Ovíparos, o casal escolhe um local liso, preferencialmente uma rocha ou uma toca (como um vaso de barro colocado horizontalmente) para desovar. O casal tomará conta dos alevinos, que levam de 48 à 72 horas para nascer. Eles vão consumir o saco vitelino, podendo após isso, ser alimentados com alimentos para alevinos e náuplios de artêmias. A diferenciação sexual é relativamente fácil: o macho é maior, possui as nadadeiras anal e dorsal pontiagudas e podem vir a desenvolver uma suave corcunda quando se tornam adultos plenamente formados.

Ficha por:
Mateus Camboim
Foto por:
Mateus Camboim