Ocellatus



Nome científico:
Lamprologus ocellatus


Nome popular:
Ocellatus, Ocellatus gold


Família:
Cichlidae

Distribuição:
Africa; Lago tanganyika.


PH:
7.8 a 9.0


GH:
12 - 20


KH:
14-20


Temperatura:
25°C à 27°C


Tamanho adulto:
Macho: 6 cm e fêmea: 3 a 4 cms.

Sociabilidade:
Como todo ciclídeo africano é territorialista e agressivo na manutenção de seu território. Pode-se manter um casal no aquário mais os lamprologus ocellatus são peixes de harém deve-se manter um maior número de fêmeas, sendo assim melhor manter de 5 a 6 indivíduos para um aquário de aproximadamente 200l, é um shell-dwellers de pequeno porte que como tal habitam as conchas vazias de caracol de neuthalma tanganicensis, e ou conchas de escargot, a fêmea escava o substrato para esconder sua concha depois de depositar ses ovos nela evitando assim algum predador mais audacioso.

Manutenção:
Respeitando os parâmetros da água é um peixe é de fácil manutenção.
Zona do aquário: ocupam o substrato e são necessárias conchas.
Aquario mínimo: 50 litros para monoespécie e mais de 200 litros para comunitários.

Alimentação:
São onívoros, aceitando todo tipo de alimento desde flocos e pellets pequenos até alimentos vivos como artêmias e congelados, alimentos vegetais também são muito bem vindos pois manterá o trato digestivo claro. Nunca se deve dar tubifex worms pois pode causar uma doença bacteriana fatal sistêmica, evite sempre a super alimentação.

Características:
O corpo possui uma colorção marron dourada, apresenta uma faixe tênue de escamas com um brilhos azuladas e as barbatanas também marron claro com uma tonalidade em degradê e alaranjada nos machos.
São peixes muitos interessantes e alegram seu aquário.

Reprodução:
Ovíparos reproduzem em conchas a fêmea pões seus ovos de 10 a 40 e o macho os fecunda e em 72 horas observamos a eclosão dos ovos. Os machos são maiores que as fêmeas e apresentam uma coloração mais viva Como os adultos não costumam atacar os filhotes é comum observar várias gerações habitando uma mesma colônia.

Ficha por: Penha Mara Cardoso
Foto por: Penha Mara Cardoso