Acará Severo



Nome Científico:
Heros severus


Nome Popular:
Acará Severo, Severo


Família:
Cichlidae

Distribuição:
Bacia Amazônica (Rio Amazonas, Oniroco e Negro)


pH:
tolera até 7, mas se desenvolve muito mais em faixas de 5,5 até 6,5.


Temperatura:
26 à 28°C


Tamanho adulto:
Por volta dos 20cm.

Sociabilidade:
São peixes territorialistas, mas não são muito agressivos (podem ser considerados, de uma forma geral, pacíficos). Podem viver sozinhos no aquário comunitário, em duplas ou em grupos. Se mantido em duplas ou em grupos, evitar colocar mais de um macho. Comem peixes muito pequenos, por isso evitar esse tipo de mistura. Peixe que reconhece o dono e pode ser considerado um PetFish.

Manutenção:
São peixes de fácil manutenção, robustos e resistentes. São pouco exigentes, apenas precisam de espaço para nado livre. Porém podem comer as plantas do aquário, principalmente as de folhas mais tenras.

Zona do aquário:
São peixes que nadam por todo aquário, mas basicamente permanecem mais tempo em meia água.

Aquário mínimo:
É uma espécie bem robusta, com um casal exigindo exigindo no mínimo 200L litros. Se for um comunitário, recomendável a partir de 300L.

Alimentação:
Espécie onívora com tendência carnívora. Fácil de se alimentar, aceitando praticamente todas as rações oferecidas. Pelo tamanho que atingem, rações em pellets ou grão maiores são as mais recomendadas. Alimentos vivos são bem vindos, principalmente os maiores como minhocas ou larvas de tenébrios. Ração vegetal deve ser ministrada, por se tratar de uma espécie onívora.

Características:
Peixes resistentes e ativos, gostam de um bom espaço livre para nadarem. Cavernas e/ou tocas são bem vindas, para servirem de abrigo em caso de disputas por fêmeas ou território. Esses peixes são relativamente raros e muito difíceis de serem encontrados à venda. Geralmente a maioria vendida como severus na vardade são efasciatus, essa sim representa 85% dos peixes encontrados à venda. As diferenças básicas é que o Heros efasciatus não é incubador bucal, não apresentando listras pelo corpo ou então apenas uma na base da nadadeira caudal (seu nome científico significa "herói sem barras ou faixas").

Reprodução:
Ovíparos, são incubadores bucais. O casal tomará conta da prole, que vai consumir o saco vitelino, podendo após isso, ser alimentada com alimentos para alevinos e náuplios de artêmias. São ótimos pais e ambos são incubadores.

Ficha por:
Mateus Camboim
Foto por:
Mateus Camboim