Jóia



Nome Científico:
Hemichromis bimaculatus


Nome Popular:
Jóia, Ciclídeo Jóia


Família:
Cichlidae

Distribuição:
Costa ocidental da África, desde Guiné até Libéria.


pH: 
Peixe muito tolerável, vive bem em uma faixa de pH 6,8 à 7,6.


Temperatura:
22 à 26°C


Tamanho adulto:
Por volta dos 15cm.

Sociabilidade:
São peixes muito territoriais e de agressividade consideravelmente alta. Devem ser mantidos somente com peixes de mesmo porte e igual personalidade. Preferencialmente devem ser a última espécie a ser inserida no tanque.

Manutenção:
São peixes robustos e muito resistentes, fáceis de lidar. Muito indicado para aquaristas iniciantes exatamente pela sua adaptabilidade. Precisam apenas de um bom espaço para nadar e tocas. É bom ter rochas a mais para ajudar a delimitar territórios.

Zona do aquário:
São peixes que nadam por todo aquário, mas nota-se que permanecem mais o fundo, na zona inferior do tanque.

Aquário mínimo:
A partir de 150L. Grupos de 5 ou mais exigem algo em torno (ou maior) de 300L.

Alimentação:
Espécie onívora. Fácil de se alimentar, aceitando praticamente todas as rações oferecidas. Alimentos vivos são bem vindos, principalmente os maiores como minhocas ou larvas de tenébrios. Oferecer alimentos vegetais para equilibrar a dieta e realçar a coloração avermelhada do animal.

Características: 
Peixe indicado para iniciantes, é resistente, robusto, territorialista, muito colorido e fácil de cuidar, só peca pela agressividade. É relativamente ativo quando bem adaptado. Tem a mania de comer, destruir ou arrancar as plantas do aquário, além de cavar o substrato, criando valas ou elevações (sobre as plantas, é importante que já estejam muito bem enraizadas quando inserir os Jóias). É muito confundido com o Hemichromis lifalili, mas a diferença é fácil de ser detectada: na espécie bimaculatus, o peixe apresenta 3 manchas em seu corpo (opérculo, flanco e based a nadadeira caudal) enquanto o lifalili apresenta apenas duas (opérculo e flanco). Ambos são vendidos apenas como Jóias.

Reprodução:
Peixe ovíparo, que desova em superfícies lisas como rochas ou troncos, tendendo a cavar buracos no substrato ao redor do ninho. Essa espécie é monogâmica, então uma vez formado o casal, será para a vida inteira. Relativamente fácil de se reproduzir, são excelentes pais: irão matar sem hesitação todos os habitantes do aquário para proteger os ovos e alevinos, inclusive atacam a mão do aquarista na hora de realizar as manutenções, causando dolorosas marcas. Os ovos após depositados levam cerca de 48 horas para eclodirem, e ambos os pais os zelam. Alimente os alevinos com ração para alevinos de ovíparos, náuplios de artêmias e ração de adultos finamente moída. Difícil de se distinguir sexualmente, uma possibilidade é observar a nadadeira caudal do peixe: no macho ela é toda "pontilhada" de azul, na fêmea não.

Ficha por:
Mateus Camboim
Foto por:
Mateus Camboim
Colaborador: 
Nélio Júnior