Jack Dempsey Azul



Nome Científico:
Rocio octofasciata como sinônimos usualmente encontrados: Rocio Octofasciatum e Cichlasoma octofasciatum (nome em desuso).


Nome Popular:
Jack Dempsey Azul


Família:
Cichlidae

Distribuição:
América Central, mas essa variedade Azul é doméstica, não existe na natureza.


pH:
peixe tolerável, mas de água alcalina à neutra, de 7 à 7,8.


Temperatura:
24 à 28°C


Tamanho adulto:
Por volta dos 25cm.

Sociabilidade:
São peixes territorialistas e relativamente agressivos, principalmente com membros da mesma espécie e do mesmo gênero. Podem viver em aquários comunitários, desde que seus companheiros sejam de porte e comportamento semelhantes. Devorarão todos os peixes menores que couberem em sua boca. Essa variante doméstica aparenta ser um pouco mais pacífica e tranquila que a variedade selvagem, causando menos disputas no tanque e com um crescimento mais lento.

Manutenção:
São peixes robustos e resistentes, de fácil manutenção e adaptação. São pouco exigentes, apenas evitar mudanças bruscas de pH e de temperatura. É interessante ter um forte sistema de filtragem.

Zona do aquário:
São peixes que nadam por todo aquário, não possuindo uma zona preferida.

Aquário mínimo:
É uma espécie robusta e ativa, exigindo espaço pra nadar. Para um único exemplar um aquário de no mínimo 150L. Para aquários comunitários é recomendável a partir de 300L.

Alimentação:
Espécie onívora com tendência carnívora, muto fácil de se alimentar, aceitando todas os alimentos oferecidos. Sobre rações é preferível as apresentadas em pellets ou grãos de tamanho compatível com a boca do animal Alimentos vivos são muito bem vindos, principalmente os maiores como minhocas ou larvas de tenébrios. Alimentos congelados serão igualmente aceitos. Ração vegetal deve ser ministrada regularmente. Definitivamente o aquarista não terá problemas em alimentar essa espécies.

Características:
São peixes populares, resistentes e fáceis de lidar. São muito comercializados devido ao seu lindo padrão de cor azul, que se destaca em qualquer aquário, além de ser mais tranquilo do que o Jack Dempsey comum. É procurado por iniciantes pois não exige tratos especiais.

Reprodução:
Ovíparos, o casal escolhe um local liso, preferencialmente uma rocha para desovar. Costumam escavar e criar valas onde mantem os filhotes de forma mais segura. O casal tomará conta dos alevinos, que vão consumir o saco vitelino, podendo após isso, ser alimentados com alimentos para alevinos e náuplios de artêmias. A diferenciação sexual é relativamente fácil, o macho costuma ser maior, com um colorido mais intenso com manchas maiores e possuir as nadadeiras dorsal e anal pontiagudas. Ele possui também uma fina e discreta linha vermelha na borda da nadadeira dorsal. É mais fácil de distinguir quando os exemplares são adultos.

Ficha por:
Mateus Camboim
Foto por:
Mateus Camboim