Eletric Yellow



Nome científico:
Labidochromis caeruleus


Nome Popular:
Eletric Yellow, Labido Eletric Yellow, Labido Yellow


Família:
Cichlidae

Distribuição:
Espécie endêmica do Lago Malawi, na porção Norte.


pH:
7,8 a 8,5


Temperatura:
24 a 28ºC


Tamanho adulto:
Por volta dos 12 cm (há relatos de que podem alcançar até 14 cm).

Sociabilidade:
Diferentemente dos demais Ciclídeos Africanos, esse pode ser classificado como muito tranquilo. Dificilmente causa problemas com demais peixes, apenas havendo disputas entre os machos da mesma espécie e peixes de cor e tamanho parecidos. Mesmo assim, essas brigas não são muito violentas. Para evitar qualquer imprevisto recomenda-se manter essa espécie em harém. É interessante colocar uma ou duas tocas por peixe, para servir de abrigo em caso de susto ou perseguições.

Manutenção:
Espécie fácil de manter, resistente e pouco exigente. Ativa, devemos tomar cuidado e não mantê-la com peixes muito agressivos.

Zona do aquário:
Peixe de meia água, não possui uma zona específica e preferencial.

Aquário mínimo:
A partir de 120L. Para um harém em comunitários a partir de 200L, mais pela sua atividade do que pela sua agressividade.

Alimentação:
Onívoro, mas que necessita majoritariamente de alimentos vegetais. Rações a base de Spirulina são excelentes. Alimentos vivos como tenébrios, larvas de Besouro-do-Amendoim e artêmias podem ser oferecidos esporadicamente, de preferência uma vez por semana. Não oferecer em demasia tais alimentos bem como também jamais ofertar carne vermelha, para evitar o "Malawi Bloat".

Características:
É um peixe que quando bem adaptado exibe uma coloração exuberante, de um amarelo berrante, daí seu nome popular que significa Labido "Amarelo Elétrico". Além dessa qualidade, é um peixe pacífico para o padrão dos Ciclídeos Africanos, convivendo muito bem com a maioria dos seus companheiros. É interessante ter como companheiro para essas espécie peixes também pacíficos.

Reprodução:
Ovíparo, polígamo e incubador bucal materno (a fêmea incuba os ovos na boca). Relativamente fácil de ocorrer. Manter um harém. O macho escavará o substrato, e nesse buraco ele atrairá alguma fêmea que estiver ovada. Após a fecundação a fêmea recolhe os ovos e permanecem com eles e os futuros alevinos em sua boca por um período variável de aproximadamente 25 à 30 dias. Ela não se alimenta nesse período. quando perceber os filhotes saindo da boca da mãe para explorar o ambiente, oferecer náuplios de artêmias e ração para alevinos de ovíparos, e mais tarde de adultos finamente moída. Para distingui-los sexualmente, o macho é maior, possui cores mais fortes, apresenta as pontas das nadadeiras dorsal e anal mais pontiagudas além de ter as barras negras mais largas e fortes.

Ficha por:
Mateus Camboim
Foto por:
Mateus Camboim