Demasoni Pombo



Nome Científico:
Pseudotropheus demasoni


Nome Popular:
Demasoni Pombo, Pombo ou Midnight Demasoni


Família:
Cichlidae

Distribuição: 
Espécie endêmica do Lago Malawi, ao longo da Costa da Tanzânia (na zona Rochosa Pombo, por isso o nome popular).


pH:
Faixa de 7.6 à 8.8 (Kh: 4 a 8º).


Temperatura:
 24ºC a 28ºC


Tamanho adulto: 
Por volta de 7 à 8 centímetros o macho e 6 cm a fêmea.

Sociabilidade:
Mesmo sendo de pequeno tamanho, o Demasoni Pombo é um peixe extremamente corajoso tendo níveis de agressividade altíssimos, mesmo com peixes 5 vezes maiores que o se tamanho. Intolerante com peixes de cor semelhante e especialmente belicoso com machos da mesma espécies. No aquário é melhor ter um único exemplar, ou então um harém, na proporção mínima de 3 fêmeas para cada macho. Se desejar manter mais de um macho juntos, o aquário deverá ser grande. Evitar manter com peixes de temperamento mais pacífico.

Manutenção:
Peixe de fácil manutenção exige apenas um aquário de bom tamanho e muitas tocas, à partir de 3 por peixe, para delimitar bem seu território.

Zona do aquário:
Meio, sem uma zona preferencial.

Aquário mínimo:
Apesar de pequeno, exigem aquários grandes, a partir dos 200L. Para manter um pequeno harém em um comunitário, recomendado algo a partir dos 300L. O aquário dever a frente de no mínimo120 cm.

Alimentação:
Onívoro, com forte tendência herbívora. Na natureza alimentam-se de algas (Verdes ou diatomáceas). Em aquários irão aceitar a maioria dos alimentos que forem oferecidos. Mas é importantíssimo alimentar-los com ração em flocos vegetais, à base de spirulina ou algas nori, por exemplo. Pode-se dar alimentos vivos ou congelados como artêmias ou dáfnias esporadicamente, de preferência 1 vez por semana. Jamais ofertar carne vermelha pois esta ira interferir no seu sistema digestivo causando o "Malawi Boat".

Características:
É uma espécie de poucas exigências e bem resistente, porém não é recomendada para iniciantes pelo seu comportamento muito agressivo. Gosta de ficar "beliscando" rochas e vidros, retirando e comendo as algas e possíveis microrganismos. Consegue essa façanha por possuir minúsculos dentículos achatados, que servem justamente para raspar as algas. é uma espécie que apresenta um colorido magnífico quando bem adaptado e pode viver tranquilamente com espécies maiores e agressivas, pois seu comportamento ofensivo supera qualquer tamanho. É considerado um mbuna anão.

Reprodução:
Ovíparo, de hábito incubador bucal (a fêmea incuba os ovos). É relativamente difícil de ser reproduzido em aquários domésticos. O mais indicado é inserir um harém e esperar que um casal se forme. A desova pode ocorrer em uma rocha ou em uma cova escavada pelo macho. Após a desova a fêmea recolhe os ovos fecundados, incubando-os e aos filhotes por até 20 dias aproximadamente, sem se alimentar durante esse período. Não perturbá-la pois pode engolir os ovos ou os filhotes. Após saírem definitivamente da boca da mãe, oferecer náuplios de artêmias e ração finamente triturada. Separar os filhotes conforme forem crescendo para evitar agressões em excesso. Difícil de distinguir sexualmente, é interessante observar o tamanho quando adultos, pois os machos são maiores. E também a agressividade.que nos machos é acentuadíssima.

Ficha por:
Matheus Vieira
Foto por: 
Matheus Vieira
Colaborador:
Mateus Camboim