Calvus



Nome científico:
Altolamprologus Calvus

Nome Popular:
Calvus

Família:
Cichlidae

Distribuição:
Africa – Lago Tanganyika.

PH:
8.8 a 9.3 na natureza, em aquários aceita de 8.0 a 9.0.


KH:
4 a 10 dKH


DH:
10 a 15 dGH

Temperatura:
de 24 a 26 graus

Tamanho adulto:
13 a 15cm (fêmeas são pouco menores)

Sociabilidade:
Comparando com a agressividade dos ciclídeos africanos, o A. Calvus é um ciclídeo considerado pacífico. Entre sua espécie, ele é pouco menos tolerante, o macho costuma manter a fêmea ou outro macho dominado longe de seu território, aceita a fêmea só na época da reprodução, ou quando está de bom humor. Com outras espécies ja é mais pacífico, costuma não incomodar e nem ser incomodado.

Manutenção:
Médio

Zona do aquário:
Fundo (junto às rochas)

Aquário mínimo:
Para um casal, um aquário de 150L com várias tocas é suficiente, para comunitários indica-se aquários com litragem superior a 200L e com no mínimo 100cm de frente.

Alimentação:
Carnívoro, costuma predar pequenos crustáceos, peixes pequenos e alevinos de outras espécies. Em aquários aceita bem flocus e granulados, porém estes devem possuir boa base de proteínas. Alimentos vivos são sempre bem vindos.

Características:
Os A. Calvus, são peixes encouraçados, ou seja, possuem uma verdadeira armadura, o que lhe dá certa confiança para encarar peixes com tamanhos muito superiores aos seus, daí o motivo desta espécie não ser tão incomodada no aquário, uma vez que os agressores logo percebem que suas investidas não surtem efeitos. Por serem encouraçados, os Calvus têm o crescimento bem lento. Sua manutenção em aquários que visam a reprodução de outras espécies pode ser considerada um problema, uma vez que por extinto essa espécie costuma predar os alevinos de outras, e não importa o que os pais façam para tentar impedí-los, mas eles vão conseguir chegar à prole. Apesar de serem “rocks” ou seja, habitam as zonas rochosas, quando pequenos costumam ter habitos de “shells”, vivem em conchas, onde se sentem mais seguros. Existem algumas variedades entre a espécie, a mais conhecida é a Black, porém existem, White, Yellow, e mais algumas menos difundidas.

Reprodução:
Chegam a maturidade sexual somente com aproximadamente 2 anos de vida, o macho é maior em comprimento, também é mais alto com sua nadadeira dorçal e peitoral maiores que das fêmeas, a estrutura de seu corpo também é mais alta, são também mais agressivos. São ovíparos, a fêmea deposita seus ovos no substrato em meio as rochas, os pais irão cuidar dos ovos por 4 ou 5 dias, quando estes eclodem, costumam ter posturas com cerca de 100 ovos.

Ficha por:
Wagner Rodrigues
Foto por:
Wagner Rodrigues