Apisto Cacatua



Nome Científico:
Apistogramma cacatuoides


Nome Popular:
Apisto Cacatua, Cacatua, Cacatuóides


Família:
Cichlidae

Distribuição:
Parte ocidental da Bacia Amazônica (Alto Amazonas).


pH: 
Tolera pH levemente alcalino, mas prefere faixas ácidas de 6,2 à 6,8.


Temperatura:
24 à 27°C


Tamanho adulto:
Machos por volta dos 8cm, fêmeas, dos 5cm.

Sociabilidade: 
São peixes muito territoriais mas pacíficos. São intolerantes com machos da mesma espécie, demonstrando muita agressividade quando mantidos juntos no mesmo ambiente. Apesar de pequenos possuem uma boca proporcionalmente grande, por isso é desaconselhável (embora possível) mantê-los com peixes muito pequenos (com 3cm ou menos). Preferem viver ou sozinhos ou em duplas. Se mantidos em grupos, que seja sob o formato de harém.

Manutenção:
São resistentes e de fácil manutenção. Muito indicado para aquaristas iniciantes exatamente pela sua adaptabilidade. Dentre os Ciclídeos Anões o Cacatua é o mais fácil de criar. Precisam apenas de espaço para nadar e algumas tocas. São ótimos para aquários plantados, comunitários e biótopos.

Zona do aquário:
São peixes que nadam por todo aquário, mas tem preferência pela zona inferior do tanque, no fundo.

Aquário mínimo:
Para um exemplar isolado ou casal, a partir de 30L. Para comunitários, algo em torno de 60L ou mais.

Alimentação: 
Espécie onívora. Fácil de se alimentar, aceitando praticamente todas as rações oferecidas. Alimentos vivos são bem vindos, principalmente os menores como artêmias e larvas de Besouros-do-Amendoim. Oferecer alimentos vegetais para equilibrar a dieta e realçar a coloração azulada do animal (nessa espécie a cor azul pode vir a aparecer sob a forma de reflexos).

Características:
Peixe indicado para iniciantes, é pequeno, resistente, muito colorido e fácil de cuidar. É ativo e curioso quando bem adaptado. Já existem muitas variantes dessa espécie à venda, quase todas se referem às mudanças no padrão de cor: 'Albinos' (ausência e pigmentação), 'White Gold' (variedade com o corpo sem manchas nem listras, todo amarelo-alaranjado, semelhante ao Ramirezi Ouro); 'Triple Red' (nadadeiras anal, dorsal e caudal são avermelhadas e com manchas estilo ''mosaico''), 'Double Red' (igual ao 'Triple Red' mas não possui coloração mosaico na nadadeira anal) etc. Conforme o tempo passa, mais variedades são obtidas através de sucessivos e seletivos cruzamentos.

Reprodução:
Peixe ovíparo, que desova em tocas, cavernas ou outras estruturas (como raízes e troncos) que formem abrigos. Gostam de escavar o espaço escolhido para melhor acomodar a ninhada. São fáceis de se reproduzir, bastando um aquário só para eles, com parâmetros básicos, em formato de harém (1 macho para cada 3 fêmeas) e alimentá-los com comida viva ou congelada. Logo o macho escolherá uma fêmea, e ambos irão para a toca desovar. A fêmea cuida bem dos filhotes, não deixando que outros animais cheguem perto. Quando eclodirem, esperar em torno de 2 dias para começar a alimentar os filhotes com ração para alevinos de ovíparos, náuplios de artêmias e ração de adultos finamente moída. Fácil de se distinguir sexualmente, o macho é maior, mais colorido e com as nadadeiras mais desenvolvidas.

Ficha por:
Mateus Camboim
Foto por:
Mateus Camboim