Acará Bandeira



Nome Científico:
Pterophyllum scalare


Nome Popular:
Acará Bandeira, Bandeira, Scalare


Família:
Cichlidae

Distribuição:
América do Sul (Colômbia, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Peru e Brasil)


pH:
Peixe de amplo pH, vivendo melhor em faixas de 6,5 à 7,2.


Temperatura:
24 à 28°C


Tamanho adulto:
Por volta dos 15cm.

Sociabilidade:
São peixes territorialistas, mas não são agressivos (podem ser considerados, de uma forma geral, pacíficos). São de hábitos cardumeiros, devendo viver em grupos de no mínimo 5 indivíduos (idealmente, todo peixe de cardume vive melhor de 10 peixes para mais). Pode viver em aquários comunitários sem problemas, mas devorarão peixes muito pequenos, que couberem na sua boca.

Manutenção:
São peixes robustos e elegantes, de manutenção considerada relativamente fácil. São pouco exigentes, apenas precisam de espaço para nado livre. Porém podem comer as plantas do aquário, principalmente as de folhas mais tenras. Evitar ao máximo mudanças bruscas de temperatura e de pH. Preferem aquários altos, com mais de 40cm de altura.

Zona do aquário:
São peixes que nadam por todo aquário, mas basicamente permanecem mais tempo em meia água.

Aquário mínimo:
Para um casal em período de reprodução, 100L são suficientes. Para um grupo de 5 em aquários comunitários, o mínimo recomendável é de 250L.

Alimentação:
Espécie onívora com tendência carnívora. Fácil de se alimentar, aceitando praticamente todas as rações oferecidas. Alimentos vivos são bem vindos, principalmente os maiores como minhocas ou larvas de tenébrios. Ração vegetal deve ser ministrada, por se tratar de uma espécie onívora. Podem comer plantas de folhas mais macias, principalmente se não receberem nenhum alimento de base vegetal.

Características:
Peixe de nado lento e gracioso, não chega a ser um ciclídeo agressivo. Adaptável, convive bem com as mais diversas espécies de peixes e em diversas montagens de aquários, tanto comunitários como biótopos. Já existem no comércio muitas variantes desta espécie, como Palhaço, Mármore, Fumaça, Koi, Albino, Prata, Véu etc. Muito confundido com o Pterophyllum altum, chega a ser vendido como 'Falso-Altum'. Mas o primeiro apresenta uma grande depressão na cabeça, tendo a região bucal muito prolongada comparada ao scalare além de ter uma coloração acastanhada. O scalare também apresenta tal depressão na cabeça, mas é muito mais suave. Existe ainda a espécie leopoldi caracterizada por apresentar a região da cabeça reta e pontiaguda, sem nenhuma depressão.

Reprodução:
Ovíparos, o casal escolhe uma superfície vertical, limpa e então deposita aí os seus ovos. O casal tomará conta da prole, que vai consumir o saco vitelino, podendo após isso, ser alimentada com alimentos para alevinos e náuplios de artêmias. São ótimos pais e frequentemente se reproduzem em aquários comunitários, o que pode se tornar um inconveniente pois se tornam agressivos para proteger os filhotes.

Ficha por:
Mateus Camboim
Foto por:
Mateus Camboim