Brichardi




Nome científico:
Neolamprologus Brichardi

Nome Popular:
Brichardi

Família:
Cichlidae

Distribuição:
Africa – Lago Tanganyika

pH:
8.7 a 9.3

KH:
4 a 10 dKH

GH:
10 a 15 dGH

Temperatura:
24 a 26ºC

Tamanho adulto:
10 cm (fêmeas são pouco menores)

Sociabilidade:
Agressivo e territorialista, deve ser mantido somente um casal (e sua prole), ou em comunitários com outras espécies de agressividade compatível.

Manutenção:
Fácil

Zona do aquário:
Fundo – Junto às rochas

Aquário mínimo:
60cm x 40cm x 40cm (100 L)

Alimentação:
Onívoro, aceitam qualquer tipo de alimento, desde vivos a rações flocadas.

Características:
São peixes lindos, têm coloração castanha por todo o corpo, as pontas de suas nadadeiras são mais claras, chegando as vezes até a apresentarem tons azulados, um azul fluorescente, é percebido ao redor de seu olho.

Reprodução:
É uma espécie ovípara. Após formado um casal, nadam sempre juntos pelo aquário; o macho é em regra maior que a fêmea, e há quem diga que o mesmo possui as pontas das nadadeira maiores e mais pontudas do que as das fêmeas.

No acasalamento, a fêmea cava o substrato junto a uma rocha, onde deposita os ovos, o macho por sua vez os fertiliza e ambos os guardam com muita agressividade, após 2 ou 3 dias, os ovos eclodem, e os alevinos começam a passear sobre o substrato, sob supervisão dos pais.

Os Brichardis são ótimos pais, defendem seus alevinos até a juventude e alguns aceitam os filhos até mesmo na fase adulta, assim formando colônias. Sua reprodução é considerada de nível fácil.

Ficha por:
Wagner Rodrigues
Fotos por: Wagner Rodrigues