Red Devil



Macho Adulto

Femea a proteger a prole

Biótopo: 

América Central: Nos lagos Nicarágua e Manágua. Onipresente em ambos os lagos, mas mais abundante em fundos rochosos.

Nome espécie: 

Amphilophus labiatus

Classificador: 

Günther, 1864

Nome Comum: 

Red Devil

População: 

Concentra-se nos grandes lagos da Nicarágua, que representam as populações de origem, contendo as maiores, mais antigas e estáveis populações. Ainda há muito o que se investigar sobre a diversidade e estrutura genética de suas populações. 

Caracteristicas da Água: 

PH: 7.0 - 8.0; dureza: Média - Dura; Temperatura: 24 ° C - 30 ° C

Alimentação: 

Naturalmente alimenta-se de pequenos peixes, moluscos, larvas de insetos, vermes e outros organismos que habitam o fundo dos lagos que habitam. No aquário aceitam praticamente todos os tipos de alimento, incluindo os secos. Podendo ser-lhes ofertadas rações especificas para ciclídeos americanos, conciliadas com alguma rica em matéria vegetal, spirulina por exemplo, e ofertas periódicas de alimentos vivos.

Dimorfismo Sexual: 

Empiricamente relatam que os machos apresentam nadadeiras dorsal e anal mais desenvolvida e calo nupcial proeminente. Mas muitas vezes essas características também são observadas em fêmeas dominantes. Assim, o passo mais seguro para o dimorfismo é o "venting", onde a papila genital do macho se apresenta mais fina, longa e pontiaguda como um "V", enquanto a da fêmea é larga, curta e arredondada na ponta, como um "U". 

Durante a postura pode-se observar com maior nitidez essas diferenças, quando são projetados ovopositor (fêmea) e espermiducto (macho). O espermiducto quando projetado é ligeiramente curvado para as nadadeiras pélvicas. 

Tamanho Médio: 

24.0 cm tanto em aquários, quanto naturalmente.

Comportamento/Agressividade: 

De um nível de processamento mental incomum dentre os ciclídeos, torna-se-á um peixe sem igual; Extremamente agressivo e territorialista. 

Reprodução: 

São ovíparos, fêmeas cuidam da prole, enquanto os machos defendem o território. 

Tamanho mínimo do aquário: 

150 cm x 40 cm x 50 cm (300 litros) para um único exemplar; para comunitário com outras espécies centro-americanas robustas, agressivas e territoriais; socialmente e comportamentalmente compatíveis, o aquário minimo recomendável é de 600 litros. 

Vídeos:


Outras Informaçőes: 
É um ciclídeo Comumente confundido com o Midas (Amphilophus citrinellus), porém o A. Labiatuscomo o próprio nome sugere, possui grandes lábios, com textura aparente a borracha. Além de um foucinho mais pontudo, porte inferior e corpo mais magro.

Ambas espécies são comumente hibridizadas no hobby, ao ponto de raramente se encontrar em cativeiro espécimes selvagens. Devido aos cruzamentos realizados por tratadores, os percebemos em diversas cores, do branco até alguns com coloração mutante e padrões intermediários. A principal dificuldade em identificar corretamente estes peixes, resultou de seu notável polimorfismo, que conduziu, no contexto do material limitado, disponível para os pesquisadores iniciais, a uma certa confusão.

A coloração em espécimes selvagens é variável, vai do cinza para um verde acinzentado, dentre alguns espécimes de cor rosa, vermelha ou branca; a pigmentação negra também é comum. Alguns exemplares têm lábios bem maiores que outros, embora acredita-se que esta condição está ligada às preferências alimentares específicas de algumas populações nos lagos, uma vez que este traço desaparece em cativeiro. 

Autor: 
Nélio Júnior
Imagens e Vídeo: 
Nélio Jr.